24 fevereiro 2010

Sustentabilidade e moda ecológica!


Vocês já pararam pra pensar em como a gente evoluiu nos últimos tempos? Em pensar que há 10 anos atrás não tínhamos o Google. Pelo amor de Deus gente, Google é vida…quem não o acessa pelo menos umas 20x por dia?? Se você quiser saber por exemplo sobre o clima ou a economia no Cazaquistão, é só “googlear”. É de fato, chocante. E daí, que com isso fomos evoluindo, evoluindo, ficando cada vez mais chatos e exigentes.

A moda então, no embalo de todo esse avanço, deu uma guinada, afinal de contas ficou muito mais fácil de acompanhar o que tá rolando nas passarelas do New York Fashion Week ou mesmo no São Paulo Fashion Week. Com apenas um clique você consegue ver o que tá rolando no mundo todo. Então surgiram os blogs, os milhares de blogs que falam sobre moda, maquiagem, estilo de rua, como vestir isso ou como usar aquilo. Na sua maioria, são bem repetitivos, mas em alguns poucos casos o conteúdo é interessante e vale a pena reservar um pedaço do dia pra ler.

clip_image002

Deve tá todo mundo pensando por que eu to falando tudo isso, né?!? Bom, é porque evoluímos tanto por um lado, mas estagnamos do outro. O assunto agora é sustentabilidade. O mundo parece estar entrando em colapso, e nós, como consumidoras assumidas que somos, como mães, mulheres e principalmente as blogueiras - que tem esse livre acesso à internet e podem utilizar disso como meio de divulgação e partilha de informações –, nós devemos voltar nossos olhos a esse tema atualmente tão falado.

A sustentabilidade é um projeto relacionado à aspectos econômicos, culturais, sociais e ambientais da humanidade. Para um empreendimento humano ser sustentável ele deve atender a 4 requisitos básicos e são eles: ser ecologicamente correto; economicamente viável; socialmente justo e culturalmente aceito. Em termos bem simples, a sustentabilidade presa pelo nosso futuro.

E nós? Por onde devemos começar? Começaremos pelo consumo consciente. O que isso significa? Bom, cada vez que compramos uma água, compramos a embalagem da água junto. Cada vez que compramos uma roupa, compramos a embalagem da roupa junto, compramos a etiqueta da roupa junto, enfim..não se trata da compra do produto em si, mas de tudo aquilo que virá acompanhado e que de alguma forma afeta diretamente o nosso meio ambiente. Aqueles com uma visão um pouco mais adiantada, ou mais clara, chegaram à conclusão que ou cuidamos disso pra já, ou nossos netos, quiçá nossos filhos irão sofrer severas consequências do nosso desleixo.

Agora vocês devem estar se perguntando de que maneira podem contribuir, correto? Como já falei anteriormente, a começar pelo consumo consciente…mas isso não quer dizer que não vamos mais poder ir às compras. Não se trata de alienação, mas de ponderação. Pra melhorar? Que tal o uso das sacolas não renováveis, ou as chamadas ecobags (bolsas ecológicas)? Uma vez que você adquira a sua, todas as vezes que você for ao supermercado ou a uma loja, ou farmácia, ou seja o que for, basta levá-la e optar por guardar os produtos comprados nela ao invés das sacolas de plásticos que demoram anos pra se decompor e acabam contribuindo imensamente para a degradação do nosso meio ambiente.

Na hora de escolher comprar numa loja, que tal procurar saber um pouco da sua política, dos seus princípios básicos? Parece sacal, mas acho importantíssimo nos envolvermos de corpo e alma em determinadas causas. Por exemplo a famosa marca de maquiagens MAC..vocês sabiam que de alguma forma ela colabora pra essa tal sustentabilidade? A cada 6 (seis) embalagens vazias de algum dos seus produtos, eles trocam por um produto novinho em folha. Não é genial? Dessa maneira ela faz com que não desperdicemos embalagens à toa e nos educa a fazer a troca, já que toda mulher gostaria de ganhar um produto novo sem fazer muito esforço.

Há pouco tempo, andei pesquisando e descobri que muitas marcas de roupas também estão adotando a política ecológica. Por exemplo a marca de roupas Eden, fabrica peças 100% orgânicas, livre de componentes que possam prejudicar o meio ambiente. Pra vocês terem uma idéia, as calças jeans dessa marca são amaciadas com manteiga de cupuaçu ao invés de produtos químicos. Os corantes que eles utilizam são todos naturais e a desengomagem das peças tem como principal produto o açúcar. Dá pra acreditar?? Isso prova que além de ser possível, é viável fazer acontecer.

Não quero parecer a natureba nem fazer papel de santa, até porque quem me conhece sabe que isso não faz parte do meu perfil, mas já que posso compartilhar informações com vocês e trocar idéias,  cá estou! Espero que reflitam e de alguma forma possam contribuir, afinal de contas, quero poder ver meus filhos, netos, bisnetos…crescerem num mundo saudável, que proporcione muito mais do que eu tive.

 

1 comentários on "Sustentabilidade e moda ecológica!"

marcela on 26 de fevereiro de 2010 21:51 disse...

negocio grande duka
fiquei com pregui de ler
=)

 

a flor do baile Copyright 2008 Fashionholic Designed by Ipiet Templates Supported by Tadpole's Notez